22 março, 2014

Egrégora 8


Olá Irmãos de Fé, o termo egrégora está muito presente nos meios espiritualistas, embora muitas pessoas não compreendam bem esse conceito e a importância de seu significado, especialmente para nós Umbandistas. Por isso escrevo algumas colocações da Egrégora 8 em relação, a esse fundamental e muito presente,  conceito em nossa religião Umbanda.


Ao conjunto de pensamentos de um lugar, é o que denominamos de Egrégora. Assim, podemos afirmar que a Umbanda esotericamente é a Egrégora do Planeta Terra ou seja a Umbanda é o “O conjunto dos pensamentos emitidos pela Humanidade através do tempo".


Quando se forma um campo energético ou espiritual com um fim específico, cria-se uma egrégora, como se fosse um campo de forças ou energias acumuladas em um certo espaço físico ou espiritual. Sua finalidade é concentrar energia para que, a força positiva ou negativa, seja mantida e assim as energias ou seres com a mesma freqüência energética possam se aproximar e se manter.
Imagine um local, no caso as Casas de Umbanda, energético onde você possa estar protegido e consiga mais facilmente se concentrar. Um lugar onde sabe que pode encontrar claridade mental e sentir-se mais conectado às presenças espirituais ou simplesmente pelo fato de estar lá sentir-se bem. 

Num Templo de Umbanda, formamos uma egrégora onde permeia a paz, o relaxamento e a claridade mental. Você Já sentiu isso quando entrou em uma Casa de Umbanda. E isso acontece porque naquele lugar específico existe a finalidade de que seja assim. Seres espirituais constroem essas egrégoras juntamente com os fundadores desse espaço e seus médiuns, que mentalizam isso conscientemente ou não e tem finalidade muito específica ou comum, caridade, e assim vão atraindo as pessoas com essa mesma freqüência. E assim a egrégora é "alimentada" e mantida sempre.
Nessas egrégoras vão se reunindo seres espirituais de luz que possam ajudar em tratamentos, orientações, etc... Formam-se concentrações energéticas muito poderosas onde pelo simples fato de se estar lá, já faz diferença. 

Para os trabalhadores do astral de luz as egrégoras espirituais, formadas aqui no caso nos recintos umbandistas, além da proteção pela blindagem aos ataques do baixo astral, é onde conseguem sintonizar mais facilmente suas frequências e a dos frequentadores.  Assim, conseguem tranquilamente passar suas mensagens e fazer seus tratamentos espirituais

O Núcleo de Estudos Espirituais Egrégora 8, tem a simbologia do numeral oito representando o infinito. O 8 faz referência à falta de limite, ou seja, a falta de fronteira no tamanho, quantidade ou extensão do conhecimento, que é a ferramenta fundamental para o equilíbrio perfeito e rítmico entre os corpos espirituais, proporcionando no solo fértil do saber o plantio saudável e colheita farta do alimento funcional à nossa evolução espiritual. 

O “oito deitado”, lemniscata, simboliza a evolução dos dois lados: O físico e o espiritual. Um dos anéis de lemniscata é a jornada do nascimento à morte, o outro da morte ao novo nascimento e o ponto central é considerado o portal entre os dois mundos. Saravá Egrégora 8, sua missão é plantar e colher bem estar ao corpo e a alma. Em terra fértil pela fé tudo o que se planta, floresce!
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!








.

13 março, 2014

Como comemorar o seu aniversário

Olá Irmãos de Fé, é plantando atenção e carinho para conosco que colhemos bem estar na nossa vida. Não deixe o baixo astral fazer sombra em você principalmente no dia em que você teve a chance de recomeçar e evoluir em nova reencarnação, a data do seu nascimento ou seja, o dia do seu aniversário.

Medite sobre o dom da vida e agradeça a grande oportunidade que recebeu em estar aqui na Terra. Pense com carinho em seus Pais e os agradeça também. Perceba o seu nascimento como algo sagrado. Ore pedindo muita proteção e luz, para mais um ciclo que vai iniciar.

No dia de seu aniversário procure ficar de bem com a vida de todas as formas, evite pensamentos negativos, faça uma oração especial assim que acordar e seja o primeiro a dar os parabéns para você!

Dê um presente por mais singelo que seja para si mesmo e curta intensamente o seu dia. Faça um ritual e na hora que lhe for mais conveniente, fique um pouco consigo mesmo e peça para seu Anjo ajudá-lo a que neste novo ciclo, você perceba o que seja importante para a realização de seu propósito na terra e que ele te ajude a ter Paz, amor, força e tudo o que precisar neste novo ano. Acenda uma vela para ele iluminar este ciclo e te proteger. Agradeça e agradeça.

Use alguma coisa nova, simples, arrume-se bem. Tome um banho bem especial. Coloque pétalas de rosas brancas para atrair Paz, cor de  rosa para o Amor e vermelha para intensificar a Vida, pode ser as três juntas se precisar,  coloque umas gotinhas de alfazema  e deleite-se.

Comemore e se for de seu gosto comemore este dia especial com quem você ama. É importante que acenda uma vela e faça pelo menos um pedido. A vela simboliza a luz da vida e o pedido irá direto para o astral, afinal é o seu dia. Sorria você foi, é e será muito bem vindo à vida, portanto assuma este dia sem nenhuma vergonha de receber cumprimentos e de ser feliz.


Que a falange das Crianças da Umbanda adocem esse seu dia especial.


COM ORGULHO DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!


10 março, 2014

MÃE MARIA E A UMBANDA

Olá Irmãos de Fé, Maria, mãe de Jesus, transcende ao Catolicismo, ao Cristianismo, a religião Islâmica, onde ela assume o papel de mãe do profeta Jesus. Na Umbanda temos sua amorosa irradiação de maneira bem marcante. Aqui no Brasil o colonizador europeu trouxe o africano como escravo e ambos se instalaram nesta terra do índio, amalgamando as culturas do branco, do negro e do vermelho trazendo Maria ao Brasil. 


Maria na Umbanda 
nos traz um sincretismo, respeitando os regionalismos, singelo: 
A “Maria Virgem” se identifica com Oxum e a “Maria Mãe” se identifica com Iemanjá. 

Também vemos a presença marcante de Maria no dia em que comemoramos o início da organização na matéria da Umbanda. No dia 15 de Novembro de 1908, Zélio de Moraes, um jovem rapaz de 17 anos, incorporou o espírito de Frei Gabriel de Malagrida, queimado na inquisição. O espírito do Frei revelou que, em uma vida posterior, nasceu como índio no Brasil, preferindo ser identificado, agora, como Caboclo das Sete Encruzilhadas e que vinha para trazer a Religião de Umbanda. Sua “igreja” se chamaria Nossa Senhora da Piedade, pois assim como Maria acolheu a Jesus, a Umbanda acolheria os filhos seus. 

No decorrer dos tempos surgiriam milhares e milhares de Templos de Umbanda, identificados como Tendas, Centros, Casa, Egrégoras ou Terreiros de Umbanda, nos quais a exemplo da primeira Tenda de Umbanda, estariam presentes as “Marias”, identificando estes Templos como: Tenda Nossa Senhora da Conceição, Tenda Nossa Senhora da Guia, Nossa Senhora de Sant’Ana, Nossa Senhora dos Navegantes e outras como Estrela D’alva, Tenda Nossa Senhora Aparecida, Casa de Maria ... 
Deus é Um com muitos nomes diferentes como: Alá, Zambi, Tupã, Olorum, Adonai, Jah, Javé, Jahbulon, Oxalá, Aton, Brahman, entre outros. Nós Umbandistas compreendemos os Orixás como emanações de Deus que se manifestam na Terra através da natureza, suas forças e nos sentimentos nobres principalmente o AMOR. 

Assim como Jesus encarnou aqui na Terra sob a regência (muito bem assimilada pelo sincretismo) de Oxalá o irradiador da Fé, sua mãe Maria foi emoldurada pelos Orixás femininos irradiadores de amor: Oxum (amor, pureza, beleza, inocência e concepção) e Iemanjá (mãe universal, geradora de vida). Ambos Orixás se manifestam na água símbolo da emoção/geração, Oxum nas cachoeiras e Iemanjá no mar. Mãe Maria personifica o amor e portanto seu sincretismo com Oxum e Iemanjá torna-se natural, legítimo e Justificado. 


Irmãos de Fé nossa Umbanda tem no Mestre Jesus seu Médium supremo que nos acolhe de braços abertos e em sua mãe Maria a nossa eterna intercessora, em cuja irradiação trabalham milhares de espíritos amorosos e cuidadores do nosso engatinhar ainda de criancinhas na evolução espiritual. 

São inúmeras Pretas Velhas, Caboclas, Crianças, Guardiãs que carregam em seus nomes de trabalho a designação de Maria. Portanto Mestre Jesus e Maria não são propriedades de nenhuma religião. Jesus e Maria são sim exclusivos à Humanidade, independente de qualquer tentativa de apropriação individualista aqui na Terra. 
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!