23 abril, 2013

SALVE OGUM **** SALVE JORGE**** SARAVÁ UMBANDA


O riscar de um fósforo nos remete a magia do fiat lux, nos instigando a uma mudança na nossa maneira de pensar e agir.



Olá Irmãos de Fé, o fogo é a doação de energia de maneira vigorosa favorecendo a troca de calor e a luz. Cerca de 500 mil anos antes de Cristo, o chamado Homem de Pequim já utilizava o fogo, os estudos arqueológico nos revela pelas evidências encontradas nas cavernas. Quando o homem das cavernas aprendeu a usar o fogo, ele iniciava a civilização. Por intermédio do fogo ele era capaz de cozinhar os alimentos obtidos tornando os mais digeríveis e de melhor gosto. Por intermédio da iluminação proveniente da chama ele pode afugentar os animais, iluminar seu ambiente e tornar as noites frias mais confortáveis assegurando sua sobrevivência.


O fogo tornou-se um elemento básico de sobrevivência e progresso de cada tribo, e um dos seus integrantes era escolhido guardião do fogo, mantendo-o sempre aceso e protegido contra ataque de outras tribos.

Ao longo do tempo o fogo assumiu um aspecto mágico e religioso. A mitologia grega nos conta que o gigante Prometeu arrancou um pedaço do sol e o trouxe para terra dando origem ao fogo. Fogos sagrados eram perpetuados e preservados em templos Egípcios, Gregos e Romanos. Os Maias e Astecas mantinham também fogos sagrados queimando no topo de suas pirâmides ou altares na América Pré-Colombiana.

Entretanto ao mesmo tempo em que o fogo possuí enorme valor ao homem, por diversas vezes foge ao seu controle, quer por meio de desastres naturais como os vulcões, terremotos, raios, incêndios florestais, combustões expontaneas provenientes de secas prolongadas, ou por meio de descuidos ou ações de sabotagem ou guerra, ele começou a fazer parte de atenção redobrada para a humanidade pois como o fogo mantém a vida no nosso planeta também é agente destruidor gerando vítimas e prejuízos significativos.

Se bastante quente, o fogo libera gazes que ionizados transformam-se em plasma. Na física e na química o plasma é um dos estados físicos da matéria, similar ao gás. No universo o plasma se encontra rarefeito em plasma intergalático e em estrelas. O plasma por ser eletricamente condutor responde fortemente a campos eletromagnéticos. 

Na Umbanda a vibração de Ogum é o fogo da salvação, da glória, da superação, o mediador de "choques" consequentes do karma. É a Linha das demandas da fé, das aflições, das lutas e batalhas da vida. É o Orixá que protege os guerreiros, ou seja, nós que lutamos no dia a dia para a nossa sobrevivência. Os Caboclos da Falange de Ogum são os “soldados” irradiadores da força de vontade que nos tira da inércia nos insuflando a pensar e agir.


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/ NAMASTÊ!