27 janeiro, 2012

SARAVÁ CAMBONOS



Olá Irmãos de Fé! 
Hoje coloco para vocês a importância do trabalho mediúnico do cambono nos atendimentos nas Sessões das Casas de Umbanda. Os Guias Espirituais devem ser atendidos com presteza e respeito, pois sem a ajuda física e mediúnica do cambono os trabalhos e atendimentos aos consulentes, principalmente quando a Casa de Umbanda atende muitas pessoas, tornam-se lentos e às vezes confusos.

A Entidade que está incorporada no “cavalo” também está atuando mediunicamente no cambono pela intuição, facilitando o andamento do atendimento e a interação esclarecedora, caso o assistido encontre dificuldades de compreensão na mensagem transmitida.

Durante o atendimento da consulta, o cambono não incorpora seus mentores espirituais. Por isso, é importante a concentração e dedicação do cambono em aproveitar todas as oportunidades para adquirir conhecimento, reflexão e crescimento, pois acompanhando os diversos atendimentos, identificará situações que também lhe dizem respeito ou novas possibilidades de caminhos, trazendo aprendizado, atitudes e muitas reflexões produtivas para sua transformação e crescimento espiritual.

Os Guias Espirituais utilizam-se também do cambono para a doação de ectoplasma, energia utilizada no atendimento aos consulentes, nos trabalhos de desobsessões simples ou complexas, além de outras Entidades da equipe e os Elementais. 

Assim sendo, o cambono deve cuidar com carinho e atenção sempre a preparação necessária na noite que antecede o trabalho e no dia propriamente dito, cuidando do descanso, da alimentação, da higiene física e mental (pensamentos), dos banhos ritualísticos, da firmeza (vela) de seu Anjo de Guarda.

O cambono não deve ter qualquer tipo de preconceito, seja com os assistidos encarnados ou desencarnados, pois ele não está ali para julgar ou criticar os casos que tem a oportunidade de observar, mas para colaborar e fazer um exercício de auto reeducação através da humildade e pela Fé na Sabedoria e Justiça da Lei Maior.

O cambono precisa saber os hábitos de trabalho da Entidade em dias de atendimento, tendo como sua responsabilidade cuidar das ferramentas de trabalho (charutos, pembas, toalhas, velas...) do Guia, buscando garantir a organização dos objetos e a conservação e limpeza do ambiente (uso de cinzeiros, copos). 

Ele é quem avisa quando a Entidade estiver pronta para atender e controla a entrada e saída dos consulentes dando agilidade e segurança operacional ao atendimento.

O cambono deve permanecer no local que foi designado, auxiliando o Guia, sempre vibrando em harmonia para o sucesso dos trabalhos e cantando os Pontos solicitados e adequados para cada momento específico, de acordo com a necessidade. É ele também que limpa os Pontos Riscados, sempre após obter a autorização do Guia, pedindo licença, e com muito respeito.



O cambono deve estar sempre disponível e de bom humor para receber as pessoas carinhosamente, que vão à consulta em busca de caridade. Ele é o cartão de visitas, e deve buscar sempre exercer a caridade, com humildade.

A função de cambono é outorgada em ritual de consagração pela Entidade que o indicou e há também o ritual de juramento do compromisso de confiança e ética, do sigilo próprio ao cargo que o cambono deve fazer. 


Tanto quanto o médium que está trabalhando incorporado e o cambono deve  manter conduta sadia e elevada, dentro e fora da Casa em que trabalha, para que não seja alvo da cobrança de espíritos desequilibrados, pois toda ação gera reação.



Um cambono deve estar sempre estudando, aprendendo e buscando evoluir para poder ser um bom instrumento da Espiritualidade e um bom orientador dos seus Irmãos de Fé. 


“Umbanda é coisa séria 
para gente séria”
Caboclo Mirim

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

21 janeiro, 2012

SARAVÁ OXÓSSI


Quando lançamos nossa flecha, quem dá a direção é Zambi. 
E na ponta sua chama contém o remédio da cura.



   
Olá Irmãos de Fé!


O arco e flecha é uma das mais antigas artes da Humanidade. Evidências da utilização do arco e flecha provavelmente datam à Idade da Pedra, ao redor 20.000 a.C. Os egípcios o adotaram pelo menos há 5.000 anos com o propósito da caça e da guerra. Os assírios usavam o arco e flecha frequentemente e construiam arcos de vários materiais como: tendão, chifre e madeira.

O arqueiro aponta seu arco e flecha 
para um alvo alto e distante, 
e nos remete para uma longa viagem: 
a sabedoria.


Assim, por inspiração do Astral Superior, chegamos a ferramenta e símbolo de trabalho da vibração de Oxóssi, pois ela nos irradia um grande idealismo em nosso pensamento, simbolizado pela flecha, se elevando ao infinito em busca de conhecimento. 


A flecha simboliza a evolução espiritual depois da transformação interior. É um impulso, uma expansão sem fim, em vista de uma integração suprema com a energia Universal. O impulso da superação dos instintos à razão, da razão à compreensão. A flecha é a representação de uma meta, uma abertura ao Universo, a elevação dos planos terrestres e celestes, Humanos e Divinos.



A flecha lançada pelos Caboclos Arqueiros, representantes de Oxóssi na Umbanda, 
visa o céu (equilíbrio) onde a flecha é o que 
voa (determinação) em busca da sabedoria (transformação espiritual).




Saravá Oxóssi, Saravá Caboclos da Umbanda 
com sua amorosa ajuda nos Guie à Fartura de 
Paz, Amor e Saúde no corpo físico e no espírito.


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

16 janeiro, 2012

COLO DE PRETO VELHO

Não se substime!

Você tem, dentro de sua alma, todas as ferramentas necessárias para o trabalho de construção 
da sua reforma pessoal! 

Sendo a matéria prima o AMOR, que Pai Oxalá
nos envia direto aos corações abertos pela Fé! 
EU ACREDITO EM VOCÊ!

Por isso, mostro caminhos para meus filhos
se alegrarem nesta eterna jornada.

Mestre de Luz Pai Francisco de Aruanda
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

07 janeiro, 2012

BUMERANGUE


Olá Irmãos de Fé!


A nossa Umbanda através de seus ensinamentos, passes e rituais com ervas e velas, nos fornece as ferramentas necessárias ao nosso aprimoramento espiritual nos irradiando harmonia nos pensamentos, suavidade nas emoções e tranquilidade nas horas de ações e reações no nosso dia a dia. Nesse contexto as nossas palavras são elementos importantíssimos no exercício do bem viver, por isso, passo para vocês as palavras de Dnª Sete Encruzilhadas, uma especialista em lembrar a importância de nossas escolhas/encruzilhadas influindo na inevitável colheita.

A Umbanda tem na sua estrutura e ação os Mestres, Guias e Espíritos de Luz que militam nas Casas de Umbanda utilizando a vibração de Xangô, o Senhor do Karma na Lei de Causa e Efeito, conhecida também com o nome de Lei de Ação e Reação ou Lei do Karma, é uma lei natural, espiritual e universal, essencial para a evolução das almas.

"Nossas palavras são bumerangues 
das nossas emoções rudes e desequilibradas
ou de harmoniosa e amorosa serenidade: 
cuidado com o retorno de seus bumerangues, 
eles te pertencem e sempre te encontrarão
para o bem ou para o mal.”


Saravá Dona Sete Encruzilhadas 
Exu Pombagira Guardiã da Egrégora 8 
COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!

06 janeiro, 2012

LUZ DO MESTRE JESUS


Melquior ofereceu ouro,
Baltasar, incenso e
Gaspar, mirra.

Estes presentes
confirmam Jesus
Rei, Sacerdote e Profeta.



"Queridos filhos que a Luz do Mestre Jesus abra 
os seus corações para os novos tempos que 
estão chegando. 

A esperança traz vida e amor para cada um de vocês, compartilhem a dádiva da união. 

A Senhora das Águas, 
 Oxum velará por vocês.

Alegrem-se crianças, o novo dia chegou. 

Que a Paz de Zambi faça-se o colo desses renascidos Filhos de Fé." 

ASSIM É

COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA SARAVÁ/NAMASTÊ!

04 janeiro, 2012

DEUS O PRIMEIRO E ÚNICO AUTOR DO CONHECIMENTO: INSPIRANDO A TODAS AS CRIATURAS

Olá Irmãos de Fé!


Todos os posts deste Blog Umbanda Uma Rede Fraterna são de minha autoria, Tania Wentzel. 


Faço pesquisas e não o descompromissado "copia e cola". Pesquisas essas com teor científico e histórico sobre temas relacionados  à matéria e a espiritualidade. Coloco em todos os artigos publicados a orientação recebida pelos Mestres de Luz a essa médium e minha visão e experiência, abalizadas através de estudo e pesquisa, nos 38 anos de trabalho dentro da espiritualidade, em especialmente na Umbanda. 


Escrevo artigos de minha autoria, artigos inspirados e artigos psicografados pelos espíritos de Luz: Assim É, Pai Francisco de Aruanda, Sr. Caboclo Pena Branca e outros colaboradores espirituais.

Não tenho, nem sou colaboradora de outro Blog. Todo meu trabalho está EXCLUSIVAMENTE publicado no meu Blog Umbanda Uma Rede Fraterna - Núcleo de Estudos Espirituais Egrégora 8. 


Também não faço nenhuma restrição a divulgação do que escrevo aqui, neste Blog, com ou sem referência a fonte coletada, pois a função primeira dessa médium, COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, que aqui escreve, é IRRADIAR conhecimento, que pertence a todos por criação de Deus. 


Abaixo retorno com o post "O Conhecimento Pertence a Todos", publicado em 10 de novembro de 2009.

O Conhecimento Pertence a Todos
Olá Irmãos de Fé! 

O não compartilhamento do conhecimento, seja em que área for, é também uma demonstração de intolerância com o seu próximo, pois você parte do pré-julgamento de que seu semelhante é incapaz de absorver "o saber", até mesmo subestimando, inclusive, o arquivo espiritual, onde reside a nossa pequena biblioteca de experiências armazenadas ao longo de nossas vidas passadas. 

O não compartilhamento do conhecimento também estimula a ideia de você achar-se superior a seu semelhante, consequentemente, acreditar que possui o poder de mandar, de acordo com a sua opinião, na vida do seu irmão de jornada. O Astral a todo instante nos sinaliza com vários conhecimentos preciosos e minuciosos, normalmente de uma complexidade muito além de nossa ínfima capacidade de compreensão atual. No entanto, mesmo assim, esses conhecimentos, ferramentas da evolução espiritual que nos educam "os olhos de ver e ouvidos de ouvir", nos são passados com paciência, simplicidade, amor e fraternidade. Este sim! O AMOR! É a linguagem universal da evolução! 


Não há, portanto, nenhuma razão, fora a da pequenez 
de espírito, a manutenção de barreiras ao acesso e compartilhamento do conhecimento, que pertence 
a todos por criação de Deus!


COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA,SARAVÁ/NAMASTÊ!