11 maio, 2012

Mães da Umbanda

Olá Irmãos de Fé! 
Nossa Senhora nos Gongás da Umbanda


Oxum representa o amor, a pureza, a beleza, inocência e concepção. Iemanjá representa a Mãe Universal, Mãe dos Orixás, aquela que mantém e gera a vida. Ambas se manifestam na água, Oxum na água doce dos rios e cachoeiras e Iemanjá na água salgada dos mares e oceanos. Na maioria das Casas de Umbanda vemos as imagens de Nossa Senhora da Conceição ou de Nossa Senhora Aparecida, fazendo sincretismo com Oxum porque ambas tem as mesmas qualidades.

Já Iemanjá é o único Orixá que tem uma imagem própria umbandista, não católica, mas assim mesmo, encontramos sincretismo com Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora das Graças.

Nossa Senhora e os Orixás, emanações de Deus na Umbanda,  convivem juntos pelo sincretismo e em perfeita harmonia, dando-nos o exemplo de Fraternidade e Universalismo da espiritualidade. As fronteiras pertencem a esse nosso plano físico, não ao Astral de Luz.

Oxum não é Maria ou vice-versa porém, juntas em nossos corações nos inspiram o colo da mãe que nos dá o abrigo doce e o embalo sereno. Nos ajudam, nos dão a mão de mães amorosas nos primeiros passos para caminharmos com esperança e proteção nas dificuldades que fazem parte do nosso crescimento espiritual.

Onde houver duas ou mais culturas haverá sempre o sincretismo, que marca o encontro entre elas. Maria faz parte de uma cultura que dominou todo o Ocidente e grande parte do Oriente. Independente de como possa ser interpretada, Maria também faz parte da Religião Umbanda, e como amorosa Mãe, sempre intercede junto a Pai Oxalá à nosso favor.  

Saravá Mamãe Oxum


Saravá protetora dos idosos, crianças e dos desamparados. Estendei o Vosso Manto sobre as nossas cabeças.


Dai-nos forças para não cairmos extenuados pelo cansaço e pelo desânimo. Dai-nos forças para não nos perdermos nos caminhos da ingratidão e da descrença.


Amparai-nos com o Vosso poder, para que não nos enveredemos pelas estradas escuras da ambição, do ódio e da maldade. Afastai de nosso coração o sentimento de vingança.



Dai-nos forças para sabermos perdoar os que nos ofendem, os que nos insultam, os que nos perseguem e os que nos humilham.


Mamãe Oxum, o reflexo Divino da Nossa Senhora da Conceição, a Ti erguemos as nossas orações em agradecimento pelas bênçãos que iremos receber através da Vossa intercessão junto a Pai Oxalá.

Nas águas das cachoeiras, nos lagos e nos rios, a Vossa força irradia proteção e Luz para os sofredores, os enfermos e os angustiados. 

Ajoelhamo-nos ante o Vosso Manto luminoso e suplicamos com toda a nossa fé que não nos abandoneis nas horas de aflição e amargura.


Ajudai-nos Mamãe Oxum, protegei-nos agora e sempre. Dai-nos maleme pelos nossos erros e as nossas omissões.

Lançai o esplendor da Vossa Luz em nossos caminhos, para que com humildade, tenhamos força para caminharmos até Vós.

Saravá Mamãe Oxum! 
Salve Nossa Senhora da Conceição!

  COM ORGULHO E ALEGRIA DE SER UMBANDISTA, SARAVÁ/NAMASTÊ!