17 outubro, 2011

SARAVÁ VIRGEM MARIA

Olá Irmãos de Fé!

O fenômeno do sincretismo religioso ainda é uma realidade no meio Umbandista atual. Na verdade o comum é vermos os altares de nossos Terreiros tomados por imagens de santos católicos e até mesmo deuses hindus e personalidade de outros sistemas filo-religiosos, como é o caso do Dr. Bezerra de Menezes.


O brasileiro foi caracterizado como homem sincrético, produto do cruzamento de três culturas distintas: a branca (área européia), a negra (afro - América) e a índia (indo - América).



Nossa Senhora Maria teve grande importância para a Humanidade, pois foi através dela que Jesus, nosso Senhor, foi concebido para pregar o seu Evangelho de Paz e Amor. E até os dias de hoje, trabalha no mundo espiritual. 

O sincretismo de Maria com os Orixás se faz notar no altar da Umbanda, onde encontraremos a imagem de Nossa Senhora da Conceição ou de Nossa Senhora Aparecida, fazendo sincretismo com Oxum.

A vibração Iemanjá é o único Orixá que tem uma imagem própria, Umbandista, não católica, assim mesmo encontramos sincretismo de Iemanjá com Nossa Senhora dos Navegantes ou Nossa Senhora das Graças dependendo da região. Onde houver duas ou mais culturas haverá sempre o sincretismo, que marca o encontro entre elas. Maria faz parte de uma cultura que dominou todo o Ocidente e boa parte do Oriente. É o símbolo do amor.


As Legiões de Oxum na Umbanda trabalham em harmonia com a vibração Iemanjá, assim como, todos os Orixás das Águas. Comanda a gestação e, portanto, a reencarnação de todos os seres, é uma Doce Mãe que considera seus filhos sua maior riqueza. É a mãe das crianças que até aos sete anos mantêm sua inocência e a alegria, e por eles, luta e chora até lavar todas as dores. Sua Linha é formada por Entidades delicadas, feminina em sua grande maioria, que distribuem a fartura dos alimentos, vinda de Oxóssi. 

Mesmo sendo Oxóssi o regulador das Matas, é a Ela que pertence a fecundidade na Natureza. Os espíritos dessa Falange incrementam a doçura nos lares, amainam pessoas e ambientes, estimulando a energia que comandam: O Amor.


O nome Maria significa "Senhora da Luz" 

É a Santa Padroeira de Portugal, podendo ter diversos nomes:

Nossa Senhora de Nazaré

Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Nossa Senhora da Conceição
Nossa Senhora do Rosário
Nossa Senhora de Guadalupe
Nossa Senhora de Lourdes
Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Nossa Senhora do Carmo
Nossa Senhora de Fátima


Estes são só alguns dos nomes pelos quais Nossa Senhora, a Virgem Maria, é conhecida.

"Saravá Mamãe Oxum. Saravá protetora dos idosos, crianças e dos desamparados. Estendei o Vosso Manto sobre as nossas cabeças. Dai-nos forças para não cairmos extenuados pelo cansaço e pelo desânimo. Dai-nos forças para não nos perdermos nos caminhos da ingratidão e da descrença.

Amparai-nos com o Vosso poder, para que não nos enveredemos pelas estradas escuras do ego, da ambição, do ódio e da maldade. Afastai de nosso coração o sentimento de vingança. 

Dai-nos forças para sabermos perdoar os que nos ofendem, os que nos insultam, os que nos perseguem e os que nos humilham.

A Vós Mamãe Oxum, que Sois o reflexo Divino da Excelsa Nossa Senhora da Conceição erguemos as nossas preces em agradecimento pelas bênçãos que iremos receber através da Vossa interseção junto à Pai Oxalá. 

Nas águas das cachoeiras, nos lagos e nos rios, a Vossa força irradia proteção e luz para os sofredores, os enfermos e os angustiados. Ajoelhamo-nos ante o Vosso Manto luminoso e suplicamos com toda a nossa fé que não nos abandoneis nas horas de aflição e amargura. Ajudai-nos Mamãe Oxum, protegei-nos agora e sempre.

Dai-nos maleme pelas nossas faltas, perdoai os nossos erros e as nossas omissões, em nossos caminhos para que a Vossa humildade lançai o esplendor da Vossa Luz e se transforme em força, afim de chegarmos até Vós."

Saravá Mamãe Oxum
Salve Nossa Senhora da conceição 
Saravá Mamãe Maria


Com Orgulho e Alegria de ser Umbandista, Saravá! Mãe Tania