22 setembro, 2010

CABOCLA JUREMA

Olá Irmãos de Fé! 

Uma homenagem à alma feminina na Umbanda tão bem representada pela Cabocla Jurema que trabalha na Linha de Oxóssi. 

Esta Cabocla é a Rainha das Matas, filha mais velha do Caboclo Tupinambá. Ela teve mais duas irmãs chamadas Jupira e Jandira. Faz suas irradiações de cura na Umbanda somente por caridade não admitindo cobranças, assim como em todos os atendimentos realizados na Umbanda. 

Sua Legião é constituída de Entidades espirituais que amparam os sofredores, utilizando o processo de passes de cura através das ervas astrais. Normalmente, a Entidade Cabocla Jurema, quando está trabalhando atrai a vibração de todas as Caboclas Jurema ou seja, Jurema da Cachoeira, Jurema da Praia, Jurema das Matas. Na realidade todas são uma única vibração que trabalha com as Forças da Natureza como a Lua, Sol, mata, chuva, vento, cachoeiras, raios, trovões...  

A Cabocla Jurema trabalha dentro da necessidade de cada pessoa, transmitindo coragem e energia. Tem sempre uma palavra de alento e conforto para aqueles que sofrem de enfermidades. Ela nos ensina a suportar as dificuldades e nos dá coragem para ultrapassá-las. Em qualquer lugar onde você esteja, quando o desespero tomar conta e a coragem lhe faltar, chame pela Cabocla Jurema e sentirá sua força amparando você.


Jurema – Árvore Sagrada

Muitos grupos indígenas do semi-árido nordestino consideram a jurema uma planta sagrada cercada de profundo respeito e de todo um cerimonial. Das raízes, os índios preparavam uma bebida chamada ajucá ou vinho de jurema, usada por ocasião das cerimônias dos pajés. É desta planta que se origina o famoso "Vinho da Jurema", citado até na obra "Iracema" de José de Alencar.

O antigo ritual realizado pelos indígenas, supunha que os guerreiros poderiam viajar ao mundo dos espíritos tomando a poção. Os índios sonhavam, mas eram somente as mulheres que interpretavam tais sonhos e podiam revelar o passado e o futuro.

Existe a crença de que os mortos encarnam em algumas árvores, especialmente na jurema. Por isso, estas árvores são sagradas no nordeste do Brasil. Em torno delas acende-se velas e costuma-se rezar. Muitos são os que pedem a planta que lhes mostre seu destino, o que na maioria das vezes é revelado através de um sonho na mesma noite ou nas noites seguintes ao pedido. 

A Cabocla Jurema também é evocada no Catimbó que é um culto originário da Região Nordeste do Brasil, conhecido desde meados do século XVII, resultante da fusão da magia européia vinda através dos portugueses, dos rituais indígenas de pajelança e a da influencia dos primeiros escravos africanos que vieram trabalhar nas fazendas de açúcar, tudo isso aliado à uma forte presença do catolicismo, via a catequese imposta.

Com orgulho e alegria de ser Umbandista, Saravá/Namastê!